Mariane Loch Sbeghen

Patrona

Mariane Loch Sbeghen

Patrona

Sobre

Mariane Loch Sbeghen nasceu em 11 de fevereiro de 1962 em Porto Alegre. Aos 11 anos de idade, juntamente com seus pais, mudou-se para Passo Fundo. Hoje, casada há 26 anos com Diogenes Sbeghen, tem dois filhos: Henrique e Isadora.

Graduou-se em Desenho e Plástica (UPF), cursou especialização em Artes Plásticas e Arteterapia e mestrado em História. Atualmente é professora titular da Universidade de Passo Fundo, atuando na coordenação do curso de Artes Visuais (FAC-UPF) e na coordenação do subprojeto Pibid/ARTES VISUAIS UPF. Além disso, preside o conselho curador dos museus MAVRS e MHR. Desenvolve atividades de arteterapia no MAVRS, no projeto PROJURMULHER e na Casa de Apoio de Passo Fundo.

É responsável pela coordenação do Festerê Literário e das exposições de arte das Jornadas Literárias de Passo Fundo. Realiza oficinas de artes visuais, arteterapia e papel reciclado por meio do programa Comunidades Sustentáveis, da UPF. Por vários anos, auxiliou na coordenação da Feira do Livro de Passo Fundo e, atualmente, coordena a Mostra da Gravura realizada na Feira do Livro, mostra que apresenta uma técnica que compõe parte da história da impressão dos livros.

Mariane acredita que a literatura faz perceber, ver, criar, imaginar e humanizar as pessoas, contribuindo para uma formação diferenciada. Através da literatura nos encontramos com a cultura da humanidade e, por isso, a literatura é um bem imaterial importante a ser preservado. Os movimentos literários de Passo Fundo, como a Feira do Livro, promovem pessoas, grupos e instituições comprometidas com o desenvolvimento de práticas culturais eruditas ou populares que propiciam compartilhamento de vivencias, de saberes e de práticas culturais.