Luis Fernando Veríssimo

Patrono

Luis Fernando Veríssimo

Patrono

Sobre

Gaúcho natural de Porto Alegre, Luis Fernando Veríssimo é considerado o escritor que mais vende livros no Brasil. Filho do escritor Erico Veríssimo e Mafalda Verissimo, Luis Fernando nasceu em 26 de setembro de 1936, e os trabalhos do autor não se limitam aos livros ou crônicas, Veríssimo também é conhecido na TV, adaptou para minissérie o livro Comédias da Vida Privada. O programa recebeu o prêmio da crítica como o melhor da TV brasileira.

Por dois anos (1973 a 1945), Erico Veríssimo morou nos Estados Unidos com a família, onde lecionou na Universidade de Berkeley, na Califórnia. Ao retornar ao Brasil, em 1956, começou a trabalhar na editora Globo de Porto Alegre. Em 1962 transferiu-se para o Rio de Janeiro onde exerceu as atividades de tradutor e redator de publicações comerciais.

De volta a Porto Alegre em 1967, Luis Fernando começou a trabalhar como copydesk do jornal Zero Hora e como redator de publicidade. Em pouco tempo já mantinha uma coluna diária que o consagrou por seu estilo humorístico e uma série de cartuns e histórias em quadrinhos. O primeiro livro, “O Popular”, de crônicas e cartuns, foi publicado em 1973.

O autor escreve ainda para os jornais Zero Hora, O Estado de São Paulo e O Globo., e é criador dos personagens “As Cobras”, cujas tiras de quadrinhos são publicadas em diversos jornais.

No ano de 1995, o livro “O Analista de Bagé”, lançado em 1981, chegou à centésima edição. Algumas de suas crônicas foram publicadas nos Estados Unidos e na França em coletâneas de autores brasileiros.

Em 2014 foi homenageado pela Escola de Samba de Porto Alegre Imperadores do Samba com o enredo “A Imperadores do Samba faz a justa homenagem aos personagens de Luis Fernando Veríssimo”, no ano seguinte, participou em uma faixa do último CD da dupla gaúcha Kleiton & Kledir (Com Todas as Letras) como compositor e saxofonista.

Em novembro, Luis Fernando Veríssimo desembarca em Passo Fundo, e na mala, muitas histórias, para todas as gerações.