Ir. Inês Sartori

Educadora Emérita

Ir. Inês Sartori

Educadora Emérita

Sobre

Ir. Inês Sartori tem 68 anos, reside em Passo Fundo e é Irmã Salvatoriana do Colégio Salvatoriano Bom Conselho. É graduada em Ciências Contábeis, pós-graduada em Metodologia do Ensino Religioso e possui vários cursos na área de Formação Humana e Espiritual. Atua como coordenadora do Projeto TransformaçAção Em Arte, iniciativa que atende crianças de vulnerabilidade social, filhos de recicladores do Projeto TransformAção e famílias de baixa renda na Vila Popular, em Passo Fundo. Além disso, auxilia grupos do ECC (Encontra de Casais com Cristo), CLJ (Curso de Liderança Juvenil), catequistas e professores de escolas, por meio de assessoria e formação.

Ir. Inês Sartori entende que a literatura é uma arte que humaniza, socializa e imprime todos os saberes através da linguagem. Desenvolve em nós a capacidade e a vontade de crescimento e de mudança. Tem o dom de nos trazer um mundo de ideias e sensações, de transformação. É a arte do movimento, da inquietação, das lágrimas ou puramente do amor. Ela sempre nos convida a viver o presente, questionar o passado e querer mudar o futuro. Em Passo Fundo essa arte caminha de mãos dadas com a comunidade. Realmente acontece e é uma grande formadora social. Irmã Inês acredita nos “pequenos” escritores, nas impressões deixadas por aqueles que resolveram colocar no papel seus medos, sonhos, vontade, alegria e superação.

Para a Ir. Inês, a Feira do Livro contribui de forma fantástica para a constituição de uma sociedade literária, uma sociedade onde todos possam ter a oportunidade de se deliciar com as páginas de um livro. É uma aposta no presente e uma visão qualificadora do futuro, consolidando-se como um projeto que faz brilhar nossos olhos. Como educadora, Inês Sartori acredita na relevância e na responsabilidade social do texto, da arte, elementos fundamentais para a formação de líderes positivos e a construção de caminhos cheios de esperança.