Instituto Roberto Pirovano Zanatta

Amiga do Livro

Instituto Roberto Pirovano Zanatta

Amiga do Livro

Sobre

O Instituto Roberto Pirovano Zanatta foi criado em 19 de março de 2010 e tem como objetivo apoiar e desenvolver ações sociais, culturais e artísticas para crianças e adolescentes. Atua em vista do fortalecimento da cultura local e de seus valores históricos ao despertar e incentivar o interesse pela leitura, formando agentes transformadores de suas realidades. O Instituto desenvolve suas atividades no Quiosque de Leitura Roberto Pirovano Zanatta, localizado na Praça Antonino Xavier e Oliveira, em Passo Fundo. A comunidade pode auxiliar o Instituto através de doações de livros de literatura, trabalho voluntário e patrocínios.

Dentre as atividades desenvolvidas estão: oficina de Xadrez; oficina de Iniciação Musical em Violão; oficina de Iniciação Musical em Canto/Coral; oficina de Teatro e oficina de Produção Textual. Durante o ano também são desenvolvidos eventos decorrentes de projetos coordenados pelo Instituto: Projeto Biografias; Projeto Mês Monteiro Lobato; Projeto Literatura em Diálogo; Projeto Semana das Etnias; Projeto Semana do Município; Projeto Ronda Literária Crioula; Projeto Festa do Saci; Projeto Mês da Criança; Projeto Autor Presente e Projeto Cinema na Praça.

O Instituto tem a certeza de que a leitura é essencial para o desenvolvimento do indivíduo e que, através dela, é possível construir o conhecimento, a reflexão, a crítica. As diferentes atividades que o Instituto proporciona aos jovens passo-fundenses buscam contribuir para o fortalecimento da função social da leitura: pensar e compreender o mundo no contexto em que se vive, transformando as realidades.

A Feira do Livro de Passo Fundo é um evento importante no calendário cultural da cidade e região, e significa facilitar o acesso ao livro, aproximar os autores dos leitores, incentivar a leitura, difundir a cultura e interatividade em nossa comunidade. Para o Instituto, ser indicado como Amigo do Livro é sinal de reconhecimento pelo trabalho produzido há 6 anos em nossa comunidade, com o objetivo principal de desenvolver ações de incentivo à leitura.