Sobre

Sobre

A Feira do Livro de Passo Fundo constituiu-se num evento lítero-cultural que visa popularizar o livro e democratizar o acesso à leitura, oferecendo à comunidade o acesso gratuito a diversas atividades culturais em diálogo com o livro e a literatura. O evento é realizado no espírito de uma grande festa literária que procura incentivar e valorizar o ato de ler, entendendo-o como um elemento fundamental para a formação crítica e cidadã.

Desde 1977, ano da primeira edição, foram realizadas vinte e nove edições. De 1977 até 2007 a Feira foi coordenada pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e, a partir da 23ª edição, realizada em 2008, a coordenação e execução do evento ficou sob a responsabilidade da Associação dos Livreiros de Passo Fundo (ALPF). A ALPF foi criada em 2008 e conta hoje com sete livreiros associados.

Durante a Feira, o público tem acesso a muitos títulos expressivos do universo literário do mercado editorial nacional e internacional, além de oportunizar aos autores locais e regionais o lançamento de novos livros. O evento congrega apresentações artísticas, bate-papos, contação de histórias, exposições, mostras, oficinas, painéis, palestras, recreação, sessões de autógrafos, teatros e esquetes teatrais, sempre fazendo referência a diversos autores da literatura brasileira, entre outros. A comunidade pode prestigiar as atividades de forma gratuita, em diferentes turnos, contribuindo na oferta de alternativas qualificadas de educação e lazer.

A realização da Feira, juntamente com outros eventos literários promovidos na cidade, é um importante momento para o desenvolvimento cultural do município e região, inserindo-se no cenário cultural e literário brasileiras.